terça-feira, 28 de agosto de 2007

As bandas antigas são melhores ou tenho preconceito???

Pensei muito em músicas, nestes dias. Pensei por inúmeras questões, mas uma das coisa que teve mais destaque foi o "Show do Capital Inicial".
Gosto do som dos caras, porém não sou fissurada. Fui a convite de uma nova amiga. E, para começar a noite, teve show de abertura da banda: Leela.
Uma banda nova com um som bom. Gostei dos arranjos, porém os elogios param por aqui. A banda não tem NADA demais, nada mesmo!
As músicas são hiper-melancólias e, para alguém um pouco mais distraído, pareceu CPM22, Dibob, Detonauta ou outra banda qualquer contemporânea. Fico a questionar: "Será nostalgia de uma mulher de trinta anos?"
As músicas parecem iguais e desanimadoras. De onde vem tanta tristeza e fatalismo? Se o mundo é tão ruim, para quê viver? O que nos prende aqui? E considero que depois dos Los Hermanos, parece que tudo ficou mais pálido e meio sem cor. Os Los Hermanos tem um som foda e umas letras interessantes, mas quanta depressão(!!!!). O mundo parece sem cor, nenhuma cor. E as bandas atualmente tem seguido este caminho. Não que a banda seja um "divisor de águas" e acho que é mais uma característica social que emerge das músicas.

E foi, questionando-me, que esperava o show do "Capital Incial". Os shows demoram e uma hora a minha cabeça viajou e tudo parecia não fazer sentido. Onde estava a musicalidade genial brasileira? Para onde foi o rock brazuca de melhor qualidade???
O show é anuciado e o Capital entra no palco. Então sou reavivada por músicas maravilhosas de ontem e de hoje. E o Dinho Ouro Preto cantava, ria, conversa e pulava. Pronto!
Estava feliz, isso é o rock brazuca que eu conheço e gosto.
Alguns podem dizer que não posso comparar, mas será mesmo? Não questiono a qualidade do som dessas bandinhas novas, do trabalho ou do esforço. Falo de algo além! Falo da ideologia e da mobilização das músicas que estão para além da mesmice e das babaquices.
Eu ouvi Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Cazuza, Plebe Rude, RPM, Lobão, Kid Abelha e Cássia Eller tantos outros. Eu ouvi música de qualidade. Essas bandas falam sobre o que?! Qual a ideologia? Qual o interesse? O que os motiva??????
Felizmente temos ainda Capital Inicial para lembrar-nos o que é um bom som!!! E isso só falando das bandas nacionais!
Priscila

Nenhum comentário: