sexta-feira, 22 de junho de 2007

Ideal... onde está?

Hoje quero fazer de algo que há alguns dias me incomoda, angústia. E, pensando bem, a inquietação move a minha vida...Alguém lembra do que é ideal? Alguém tem alguma idéia, mesmo que vaga? Fui perguntar ao meu amigo Wikipedia e que descubro uma definição. Contudo como conversar com uma máquina, um programa tem limitações, infelizmente não achei uma definição sobre "ideal" e sim sobre "idealismo". Vamos lá:

"Idealismo. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre): é uma corrente filosófica que emergiu apenas com ao advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental. Tendo suas origens a partir da revolução filosófica iniciada por Descartes e o seu cogito, é nos pensadores alemães que o Idealismo está em geral associado, desde Kant até Hegel, que seria talvez o último grande idealista da modernidade.

É muito difícil resumir o pensamento idealista, uma vez que há divergências de perspectivas teóricas entre os filósofos idealistas. De todo modo, podemos considerar primado do EU subjetivo como central em todo idealismo, o que não significa necessariamente reduzir a realidade ao pensamento. Assim, na filosofia idealista, o postulado básico é que Eu sou Eu, no sentido de que o Eu é objeto para mim (Eu). Ou seja, a velha oposição entre sujeito e objeto se revela no idealismo como incidente no interior do próprio eu, uma vez que o próprio Eu é o objeto para o sujeito (Eu)...”. Acessado: Wikipedia.

O idealismo é a relação da minha compreensão de realidade com a minha forma de viver no mundo. É a interação entre o meu eu e o mundo. É no diálogo e na construção do que “EU” no real, na vida e na conduta da vida. Então é a interação da compreensão do mundo e a minha atitude diante do mundo. É algo meu, da minha vontade e desejo de viver o mundo. O que me preocupa é quando este ideal não é consciente e claro. É quando as atitudes são dirigidas não por um ideal convicto e estabelecido, mas sim uma ideologia, a ideologia reinante. Alguém sabe o que é “ideológico”? "Ideologia (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre): é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". (...)*Karl Marx, pensador alemão, desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia , na qual concebe a mesma como uma consciência falsa , proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual .
Nessa divisão, surgem os ideólogos ou intelectuais que passam através se idéias impostas, a dominar através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade. Contudo a ideologia (falsa consciência) gera inverte ou camufla a realidade, para os ideais ou vontades da classe dominante. (autor : Antonio Henrique Campos Ribeiro / Marx, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã(Feuerbach).São Paulo: Hucitec, 2002.)...”

A Ideologia é conjunto de idéias e ideais da elite que são ditas pela econômico. Vamos aos exemplos? O homem bom e digno é o trabalhador, o bom trabalhador. Aquele que chega cedo no trabalho e faz de tudo pelo seu emprego, chefe e empresa. Até podemos dizer, mas fulano é bom, é honesto, é trabalhador. O que representa? Representa que trabalhar o faz melhor e se não trabalhar o faz indigno. A lógica da sociedade capitalista.

Penso no meu ideal, na minha escolha. A escolha que fiz e faço. Na idéia de viver contra a ideais tão pré-estabelecidas que não são questionadas e repensada. Na vontade que tenho de viver a minha revolução particular e diária. Eu tento viver diariamente o ideal de vida de olhar ao próximo como próximo; de optar em viver uma vida mais simples e lutar pela dignidade.

Optei em falar ao mundo sobre o capitalismo é a exclusão gerada por sua ganância, poder e falta de escrupulo. Um amigo diz: - mas a culpa é das pessoas!. E questiono-me: “e quem faz o capitalismo ter vida?! E quem criou?”. Poderia falar de Deus, de teologia, mas não saberia fazer. Então falo do que suponho saber. O conhecimento é construção do homem. O sistema capitalista é construção humana e então devemos cuidar que seja humano. Que a vida seja digna, afinal é um sistema, uma idéia e dar a vida à uma idéia representa viver. Viver uma idéia.

Eu não quero viver em uma sociedade capitalista, mas eu não tenho opção. E falo da minha opção política. E posso optar politicamente. Tenho optar em não ter como optar. E não quero viver fora fora do Brasil, do meu Brasil. E dizer que não quero viver uma sociedade capitalista é uma opção política e não histórico, particular, pessoal. Portanto ficarei, aqui, viverei intensamente pela sua reforma, pela sua melhoria, pela dignidade. Viverei por sua melhoria, mas convicta que esta não é a melhor opção. Viverei consciente e você?

Priscila Chagas
Rio de Janeiro (RJ), 01 de junho de 2007

2 comentários:

Anônimo disse...

bom comeco

Priscila disse...

Agradeço! Fiquei curiosa... Quem é vc?
Priscila